Ain´t no mountain high enough

2 July, 2009

Já pensou?

Filed under: Coisas bonitas, Coisas legais, Diarinho, Livros, Maquiagem, moda — Tags: , , , — Ludmilla Rossi @ 11:13 pm

Quem assina esse texto abaixo é Cristiana Guerra do blog “Hoje eu vou assim“. Cristiana virou  um fenômeno na blogosfera depois de criar o Para Francisco, um blog para o seu filho ter recordações do pai que não chegou a conhecer. Por trás de toda essa história triste tem uma redatora criativa, inspirada e inspiradora. Seus textos são muito bons. Por isso, de toda essa história saiu um livro (homônimo do blog PARA FRANCISCO), que eu li em uma tarde. MARAVILHOSO.

Já pensou? Já parou pra pensar que você é sua própria estilista? Que ao acordar você se prepara para um desfile diário, voluntário ou não, e ao se vestir faz suas escolhas? Já parou pra pensar que, assim como o estilista elege cores, formas, texturas, estampas, você seleciona as suas entre o que está disponível por aí? Que, como os estilistas, você também é influenciada pelo mundo que está à sua volta e pelo seu próprio humor, pelas alegrias e tristezas, dias de tédio ou paixão? Que ao fazer uma simples combinação de cores, texturas, estilos, você está mostrando a sua forma de ver a vida? Já parou pra pensar que a moda pode ser futilidade quando dela somos escravos, mas pode ser arte quando a usamos como forma de expressão? Que a escolha de uma roupa para vestir não precisa se pautar por ela ser ou não tendência, mas por combinar ou não com você? Já parou pra pensar em novas combinações para velhas peças? Já parou pra pensar que tem dias que a gente é criativo e, em outros, alguém já foi criativo por nós, e isso facilita? E que nessas horas você veste a sua admiração por um artista? Já parou pra pensar que o seu guarda-roupas é a sua coleção? Que a moda pode ter tanta inspiração quanto um quadro, uma escultura, uma música, um filme? Que a moda pode ser arte andando por aí? Já parou pra pensar nisso? Eu já.”

Admiro duplamente Cristiana, por 2 questões: a primeira pela lição de superação. Por esse fator, todo mundo a entende a admira. Pelo fato de ter superado uma grande perda, enquanto estava grávida. Roteiro digno de um filme bem triste.

A outra razão, pouca gente talvez entenda, mas é explicada pelo texto que coloquei aí em cima. O texto de Cristiana explica bem a relação que tenho com o meu guarda-roupa. Algumas pessoas colecionam selos, outras moedas, outras canetas, outras jogos de videogame, outras miniaturas. Eu gosto de colecionar roupas, sapatos e adjacentes. Não que eu tenha uma coleção digna de grande destaque, mas a minha empolgação por uma blusa bem cortada ou pelo brilho de um poliéster verde-limão, não é simplesmente um ato consumista, e sim todo um contexto próprio. Misturando ainda com o lado profissional, essa relação se torna ainda mais incrível. A possibilidade de vestir patterns, texturas, brilhos me encantam: como designer, como consumidora, como espectadora. E é por isso que eu acho o máximo entrar numa loja de departamentos e se servir com sua própria triagem. É o máximo ir a um centrão de cidade e garimpar as lojas de massa atrás de peças que se transformam se associadas a outras. É emocionante acompanhar um desfile de vestuário de luxo. Quem não se encanta com isso? Quem não se encanta com um vestido de redcarpet? Quem não paga um pau para o figurino de um filme? Quem não olha essas fotos da Emma Watson e não se emociona? Tem que ser muito insensível. É bucólico, delicado, agressivo, vadio e luxuoso ao mesmo tempo.

emma-watson-teen-vogue

A conclusão é que, se resumir a achar que a gente veste um bando de paninhos todo dia e que é um absurdo fútil se preocupar com o que vai ser usado diariamente, é uma baita de uma limitação. Não se preocupar com isso é aceitável. Condenar isso, rotulando como “coisa de gente fútil” é o bizarro. E tão bizarro quanto isso, são aquelas pessoas que vivem para o que é tendência. Moda não é um coletivo de vítimas da moda. Moda, no sentido genial da palavra, é a sua reunião de sentimentos do dia materializados em pano. Moda é isso.

1 Comment »

  1. Lud!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    achei o link p o seu blog no blog da cris guerra!!!!!!!!!!!!!!
    que legal te encontrar!!!!!!!!!!!!
    muito bacana seu blog e muito bacana saber que temos muitas coisas em comum na nossa maneira de pensar o mundo e nossos guarda roupas…rsrsrs
    sabe que trabalho com moda ne?! to com meu atelier aqui em ssa!! quando eh que vem aqui??
    precisamos nos falar sempre!!! ja vi que temos muitas figurinhas p trocar!!! estamos na mesma vibe…
    muito bom mesmo te encontrar aqui!!
    vamos nos comunicar por email!!

    um beijao!!
    ju rabinovitz

    Comment by Juliana Rabinovitz — 17 October, 2009 @ 9:43 am

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Powered by WordPress